O escritório australiano ARM Architecture iniciou o projeto de reforma da sala de concertos da icônica Ópera de Sydney, de Jørn Utzon. As obras durarão dois anos e visam aprimorar o espaço para receber performances, melhorar a acústica, a acessibilidade e criar um ambiente de trabalho mais adequado às normas de segurança atuais. O projeto inclui um novo teto acústico, novas cortinas automatizadas e um sistema de som 3D para performances.
Trabalhando em parceria com Schuler Shook e Müller-BBM, a equipe do ARM se concentrará na acústica da sala de concertos e no redimensionamento do palco para melhorar as perspectivas do público. A acústica do local tem sido uma questão de longa data, e os arquitetos levaram em consideração as opiniões da orquestra e coral da Ópera. O projeto incluirá refletores acima do palco, bem como uma nova plataforma suspensa e um novo elevador acessível.
A atualização da sala de concertos faz parte de um plano de renovação de 10 anos que começou em 2013, no 40º aniversário da Ópera de Sydney. As equipes estão trabalhando em estreito contato com a Orquestra Sinfônica de Sydney, os Coros da Filarmônica de Sydney e a Orquestra de Câmara Australiana.
A reforma da sala de concertos da Ópera de Sydney será concluída em 2022.
Via ARM Architecture